Tem nordestino no samba gaúcho
Ernani Viana, nascido em Recife (PE), mas desde a infância residente em Maceió (AL), é proponente e um dos responsáveis pela produção do curta-metragem “De que lado que você samba?”, retratando a história e o momento atual das escolas de samba da cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
O personagem principal focado pelo documentário é Ivan Diego Feijó da Silva, reconhecido como Mestre Batata, mestre de bateria da escola Acadêmicos Pérola Negra. Serão 25 minutos de filme e mais cinco minutos de videoclipe, onde o Mestre Batata unirá forças com Beto e Suas Máquinas, projeto instrumental do músico caxiense Beto Scopel.
A escolha desta personagem não se deu à toa. Ela é a mais bem-sucedida expressão dos percussionistas que possuem relação com as baterias das escolas de samba.
Entre os entrevistados, estarão especialistas em história regional, história pública, diversidade e identidade étnica, entre outros participantes do movimento do samba em Caxias do Sul.
Morando no município desde 2012, Ernani é turismólogo, graduado em Turismo e Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL); Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mestrando em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em Maceió, foi sócio fundador do Maracatu Baque Alagoano (2007) e do Coletivo AfroCaeté (2009), além de idealizador do Projeto Filme de Quinta (2011) e um dos proponentes da abertura do processo de patrimonialização do Sururu enquanto Bem de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas (2014).
Em Caxias do Sul, compôs o quadro da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF) do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (FINANCIARTE), na área de Cinema e Vídeo (2013-2017), da Prefeitura Municipal e é membro suplente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), na área do Patrimônio Cultural, desde 2018.
O projeto “De que lado que tu samba?” foi contemplado pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, na área Memória e Patrimônio, em março de 2021.
Redes do projeto
Instagram: https://www.instagram.com/dequeladoquetusamba/
Facebook: https://www.facebook.com/dequeladoquetusamba
Fonte: Assessoria.
Foto de Marcelo Casagrande