Tanques e botas
Miguel Gustavo de Paiva Torres
MEMÓRIAS DE PRAGA
Logo na entrada da área central estendida da cidade, Zdenek, o chofer da embaixada estacionou a velha Van vermelha no número 102 da Rua Fleischmanová e disse: — Chegamos. Vou subir as malas.
Descemos. Fiquei olhando aquela rua vazia, quase na esquina de uma avenida com pouco movimento, em um dia de domingo. Sobrados austeros, clássicos dos séculos dezenove e vinte, a maioria ainda em bom estado.
Algo estranho passou em minha mente enquanto olhava o prédio onde iria passar uma breve temporada: — Já estive aqui, me dizia em silêncio. — Conheço esta rua, este prédio. Durou uma eternidade aqueles segundos. Subimos as escadas para o terceiro andar, ajudando com as malas.
Estávamos no bairro de Dejvice. Pronuncia-se “Deivitsé”, pois o j tem o som de i e o c de “tsé”. Um dos principais bairros da cidade de Praga.
Sede de vários ministérios, correios, parques, residências, restaurantes — a melhor pizzaria de Praga, “Grossetto”, — festa da família em fins de semana —; o único e pequeno cinema da área central, com filmes europeus, alguns poucos americanos e, também, a única loja caseira de aluguel de vídeos.
Estávamos na era dos vídeos cassetes e no momento central de transição entre regime comunista e sistema capitalista. Deijvice ainda era o símbolo maior da ocupação soviética no país.
A parte residencial do bairro fora, em larga extensão, ocupada por militares e burocratas soviéticos, em boas casas, rodeadas de áreas verdes. Um gueto de luxo para os donos dos tanques e das botas que tomaram o poder em 1948 e só saíram, definitivamente, quarenta e três anos depois, em 1991, com a vitória da “Revolução de Veludo”.
A Revolução de Veludo foi um movimento liberal de resistência ao totalitarismo que resgatou os ideais da Primavera de Praga de 1968.
Articulado por artistas, escritores, cineastas e intelectuais checos, liderados pelo dramaturgo Václav Hável, naquele momento presidente da República Tcheca, que sucedeu a extinta República Socialista da Tchecoslováquia.