Mácleim lança seu H’CORDAS

Por Assessoria

Mácleim é natural de Murici, com formação acadêmica em jornalismo, porém, antes de tudo, é radialista, produtor musical, autor de trilhas para teatro e crítico musical. Ou seja, um “propositor”. Um sujeito que propõe coisas! Em 1998, Mácleim fez a sua primeira turnê pela Europa, com 28 shows em países como a França, Suíça, Alemanha, Itália e Holanda. Apresentou-se em festivais conceituados, como: Festival de Utrech, Schelde Jazz Festival, Festival BD, Montreux Meets Brienz Jazz Festival e Montreux Jazz Festival.

Depois de 10 anos do último álbum lançado, o artista alagoano apresenta agora o seu mais recente trabalho, o álbum H’CORDAS, que será lançado pelo selo Batuta em todas as plataformas de streaming de música, nesta terça-feira, 14/03. Com o lançamento do H’CORDAS, a retomada das turnês europeias se apresenta como possibilidade concreta, para o próximo semestre deste ano.

De acordo com o artista, a primeira ideia conceitual, para o H’CORDAS, era fazer um álbum onde apenas instrumentos de cordas fossem utilizados, a partir das próprias cordas vocais. Daí o título, onde além das cordas, subtendem-se os verbos haver e acordar.  Essa ideia foi posta em prática só até a segunda página, pois, durante o processo de gravação, algumas das canções demonstraram um apelo rítmico com tamanha intensidade, que pôs em xeque o conceito originário.

Portanto, trazer instrumentos percussivos, para a cena do H’CORDAS, tornou-se imprescindível, e o que antes teria o absoluto protagonismo dos instrumentos de cordas, foi um tantinho mitigado. No entanto, a essência conceitual, pretérita, permaneceu acesa.

Mácleim afirma que a experiência de gravar à distância, imposta pela pandemia, acabou sendo um salutar aprendizado que o fez repensar clichês e dogmas técnicos, abrindo novos horizontes para outras possibilidades. Dessa forma, o resultado são canções alicerçadas na imensa gratidão à produção de Félix Baigon e a dedicação e talento de todos os músicos, artistas, técnicos e colaboradores que, cada um em sua latitude, agregaram imensurável valor ao H’CORDAS.

Um dos pontos altos desse trabalho está nas participações especialíssimas de músicos como: Antonio Adolfo, Almir Medeiros, Billy Magno, Carlos Bala, China Cunha, Eduardo Morelembaum, Félix Baigon, Fernando Melo, Fernando Nunes, Luizinho Assis, Marcelo Mariano, Norberto Vinhas e Wellington Pinheiro. Além de artistas como Bruna Caran, Celso Viáfora e Irina Costa, que protagonizaram algumas canções e iluminaram o H’CORDAS, com timbres e cantos maravilhosos.

O H’CORDAS é uma história construída a tantas mãos, que o artista dedica a todos os músicos e artistas citados, além dos amigos e mecenas Fernando Andrade e Pedro Advincula, os poetas e parceiros Sidney Wanderley, Pedro Cabral e Vera Garabini e, por fim, à memória das milhares de vítimas da pandemia e às criaturas que, assim como o H’CORDAS, têm histórias pra cantar.

SERVIÇO

H’CORDAS, Mácleim

Pré-save: http://tratore.ffm.to/hcordas

A partir do dia 14 de março de 2023 nas Plataformas: Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon music, Tidal

Ficha Técnica

Músicos:

Mácleim – Voz e Violão

Almir Medeiros – Violoncelo

Antonio Adolfo – Piano

Bruno Tenório – 2ª Violino

Carlos Bala – Bateria

China Cunha – Caxixi, tamborim, pandeiro

Felix Baigon – Contrabaixo Acústico

Fernando Melo – Violões Aço

Luizinho Assis – Piano

Marcelo Mariano – Contrabaixos

Norberto Vinhas – Guitarra

Olívio Fernandes – Viola

Thiago Herculano – 1ª Violino

Wellington Pinheiro – Bandolim

Arranjos de cordas: Almir Medeiros; Billy Magno e Eduardo Morelembaum

Produção Musical: Felix Baigon

Mixagem: Cláudio Guimarães (Estúdio Cláudio Guimarães – RJ)

Masterização: Carlos Freitas (Classic Master USA)

Diagramação gráfica e designe: Flávia Correia

Concepção e arte de capa e encarte: Pedro Cabral

Produção Executiva: Vera Garabini

Em Tempos de Pandemia

Captação de voz, violão, bateria e percussão: Helinho Ishitani, (Estúdio Giba Favery – SP)

Captação de voz: Bruna Caram (Estúdio Lucas Caram – SP); Irina Costa (TM Estúdio – AL); Celso Viáfora (Home Studio – SP)

Captação de pianos acústicos: Antonio Adolfo (Visom Digital – RJ); Luizinho Assis (ESTÚDIOdoLUIZINHO – BA)

Captação do Quarteto de Cordas: Paulinho Medeiros (AM Estúdio – AL)

Captação de Contrabaixos: Felix Baigon (Estúdio oPhicina do Manoel – AL); Fernando Nunes (Home Studio – SP), Marcelo Mariano (Home Studio – SP)

Captação de violões aço e guitarras: Norberto Vinhas (Home Studio – SP)

Captação do bandolim: Dácio Messias (Estúdio Concha Acústica – AL)

*Esse projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da SECULT – AL

Edberto Ticianeli

Jornalista e Produtor Cultural. Ex-secretário Estadual de Cultura. Editor dos sites História de Alagoas e Contexto Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *