Bolsonaro fala irresponsavelmente sobre as rachaduras no Pinheiro
Edberto Ticianeli – Jornalista
Sandro Lima – Foto
Bolsonaro revelou hoje (25) que as rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió, foram provocadas por atividade de mineração.
Essa é a informação que circula em vários sites de notícias de Alagoas.
Se for verdade, a equipe que está analisando o fenômeno, perfurando poços, está fazendo somente jogo de cena e já sabe o que realmente vem acontecendo. Seriam uns irresponsáveis a brincar com os moradores do bairro.
Não acredito que seja essa a situação. Confio na capacidade técnica destes profissionais.
Ora, se não há estudo conclusivo, como o presidente asseverou em entrevista à Rádio Brumadinho que o afundamento do bairro teve como causa a mineração?
Será que o presidente não entendeu as informações que seus assessores estão lhes repassando e transformou uma das possibilidades em causa?
De qualquer forma, sendo verdade ou não, isso não pode ser tratado no meio de uma entrevista sobre um assunto correlato em Minas Gerais.
A situação indica que é preciso tomar, rapidamente, todos os cuidados para proteger os moradores, mas e principalmente evitando-se pânico.
A palavra de um presidente da República tem um peso enorme e não pode ser utilizada para associar a tragédia de Brumadinho com a situação do Pinheiro.
Isso só vai causar desespero e medo! É uma irresponsabilidade!
A Defesa Civil deveria, imediatamente, esclarecer a situação, mesmo que se tenha que negar, se for o caso, as palavras do presidente da República.
Se já se tem o laudo, que se informe a todos de modo planejado, com a situação sob controle. Nunca numa entrevista sobre uma catástrofe em Minas.