Ziraldo e a logomarca do PSOL
Edberto Ticianeli
Quem me contou essa história foi o amigo Mário Agra, um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade em 2004.
Entre as exigências para o registro do PSOL, além de monumental tarefa de colher milhares de assinaturas de adesão, a direção provisória tinha que providenciar a logomarca da nova agremiação partidária.
O jornalista e ex-deputado Milton Temer, também um dos fundadores do partido, deu essa missão ao amigo Ziraldo. Sabia que ele tinha desenhado a logo do PMDB e que estava chateado em razão do partido não a ter utilizado.
No Rio de Janeiro, após meses de espera e com os prazos do TSE sendo vencidos, Milton ligou para Ziraldo cobrando o desenho. Tinha somente alguns dias para cumprir diligência da justiça eleitoral. O pai do “Menino Maluquinho” respondeu dizendo que podia mandar alguém buscar o trabalho.
Mário Agra, então tesoureiro do PSOL, pegou um táxi e foi até a casa do cartunista. Ziraldo o recebeu com toda a cortesia:
— É a logomarca do PSOL que você veio buscar, né?
Dirigiram-se até o estúdio e lá, para espanto do Mário Agra, o artista pegou papel, pincel, tintas e em menos de um minuto traçou a famosa logomarca.
É até hoje a principal imagem do Partido Socialismo e Liberdade.
Pingback: Ziraldo presente! | Revista Movimento
Grande Ziraldo! Um grande menino, que chegou ao seus noventa e um anos bem vividos e bem brincalhão com a vida. Só o nosso Brasil pra ter uma personalidade tão brilhante como ele. Valeu Ziraldo!!!